terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nazismo - Adolf Hitler


    Adolf Hitler (1889-1945), fundador do nazismo cujos conceitos básicos divulgou através de seu livro Mein Kampf. Como ditador alemão durante as décadas de trinta e quarenta, é considerado o único responsável pela segunda guerra mundial. Seu pai, Alois Schicklgruber, - Alois Hitler depois que assumiu o sobrenome de seu pai natural -, era funcionário da alfândega e, após sua aposentadoria, foi com a família viver nas imediações de Linz, a capital da Áustria Superior, e ali o futuro ditador passou a maior parte da sua infância. Quando o pai faleceu em 1903, deixou uma pensão e economias suficientes para manter a mulher e os filhos.

Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, decidiu se alistar voluntariamente no Exército Alemão, incorporando o 16º Regimento de Infantaria Bávaro. Lutando bravamente nos campos de batalha, conquistou condecorações por bravura durante sua atuação militar e recomendações de um superior de origem judaica. Depois de se recuperar de uma cegueira temporária, voltou para Munique trabalhando no departamento de imprensa e propaganda do Quarto Comando das Forças Armadas.

Político e governante alemão e um dos ditadores mais poderosos do século XX. Transformou a Alemanha militarizando completamente a sua sociedade e levou o país à II Guerra Mundial.
Utilizou o anti-semitismo como pedra angular de sua propaganda e de sua política para fazer do nacional-socialismo um movimento de massas.
A maior parte da Europa e o norte da África estiveram sob o seu domínio durante algum tempo.
Foi o responsável pela execução de milhões de judeus e de indivíduos de outros povos, considerados como seres inferiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário